Ramo Sênior

O Ramo Sênior congrega jovens de 15 a 17 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do sênior(garoto)  e da guia (garota) visam aumentar os conhecimentos e treinamento para o desenvolvimento físico, moral, intelectual, espiritual e social. São introduzidos valores de vida, autodomínio, coragem, amizade, respeito e autoconfiança suficiente para enfrentar qualquer situação.

A Tropa Sênior (masculina), Tropa Guia (feminina) ou Tropa Sênior Mista é dividida em no máximo 4 patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha adota um nome característico, que pode ser o de algum acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional.

Nos trabalhos e atividades que, por sua natureza, exijam interesses, habilidades ou conhecimentos avançados, as patrulhas poderão ceder lugar a equipes de trabalho, integradas por membros de diferentes patrulhas, cabendo a coordenação de cada equipe ao seu integrante melhor qualificado.

Na Tropa Sênior os jovens se encontram numa idade de muitas mudanças, idéias e ideais novos; valores que estão mudando. Nessa tropa, o relacionamento entre a chefia e os membros é bastante distante da Tropa Escoteira, pois os membros já têm uma maturidade suficiente para seguir seus próprios caminhos sendo auxiliados pelos chefes. A Tropa Sênior normalmente é a que exige um maior esforço físico e um alto grau de conhecimento, o que permite os jovens evoluírem muito. Todos que um dia passaram pela Tropa Sênior sabem o valor que essa tem e o quanto essa fase foi boa e importante para seu crescimento na vida. Para quem ainda não chegou lá, boa sorte e aproveitem muito se tiverem a oportunidade!

Antes de completar 18 anos de idade, o sênior ou a guia é encaminhado (a) para o Clã Pioneiro, depois de passar pela “ponte” de transição para se adaptar ao futuro ramo, o jovem passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa Sênior e ingressa no Clã Pioneiro.

ATIVIDADES DO RAMO SENIOR DO 9° DISTRITO

Em 2008 foi realizado o 1º Pé na Serra Senior.

Em 2010 foi realizada a 1a Virada Senior, atividade que nos propomos a realizar a cada dois anos.

Nos anos pares, o Ramo Senior participa do Grande Jogo Escoteiro Distrital e realiza uma atividade específica (como as citadas acima). Nos anos ímpares, ocorre o Ponta de Flecha Senior (1° Semestre) e a edição local do ELO NACIONAL (2° Semestre), com programação específica.

O Coordenador do Ramo Senior é o Escotista Denis Mendes Ferreria, do 151° GE Águia Branca.

Contato: denis.menfer@gmail.com

Anúncios

2 respostas em “Ramo Sênior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s