Ramo Pioneiro

Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de jovens de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 18 e 21 anos incompletos, o programa educativo aplicado ao Ramo Pioneiro concentra sua ênfase no processo de integração do jovem ao mundo adulto que passa a ser o seu.

O Ramo Pioneiro privilegia sobretudo o serviço à comunidade, como expressão da cidadania, e auxilia o jovem a pôr em prática os valores da Promessa e da Lei Escoteiras no mundo mais amplo em que passa a viver. O Pioneirismo é uma fraternidade de ar livre e de serviço ao próximo, para jovens adultos, que visa as seguintes finalidades:

a – manter unidos os amigos fraternos que foram adestrados em caráter e cidadania pelo Movimento Escoteiro e receber os jovens que queiram se unir aos ideais escoteiros dessa fraternidade;

b – constituir um centro de interesse, de realizações, de mútua ajuda e de serviço comunitário, que beneficie cada jovem individualmente, proporcionando-lhe um ambiente convencional sadio, atividades informais, conhecimentos e informações variadas e programas formais de destramento;

c – promover atividades de campismo, excursionismo e ecológicas, visitas a lugares de interesse, comparecimento a espetáculos culturais e participação em atividades sociais, sempre direcionado para os objetivos educacionais do Escotismo;

d – estimular cada jovem a desenvolver todas as suas potencialidades físicas, mentais e sociais, evoluir em espiritualidade e perfeição humanas e atingir a maturidade como cidadão feliz e eficiente, que é a meta do pioneirismo.

ATIVIDADES DO RAMO PIONEIRO:

No primeiro semestre é realizada a Pré-Vigília Regional, edição que reúne os Clãs da Região de SP numa mesma reflexão, com tema escolhido no Congresso Pioneiro Regional.

Os pioneiros do 9º Distrito participam do ELO NACIONAL (2º Semestre) nos anos ímpares, com um sub-campo específico para o ramo. Em 2011 foi realizada a 1a Távola Pioneira Distrital.

A partir de 2013, a Pré-Vigília passou a ser realizada internamente isto é, somente pelos clãs do 9º distrito.

O Coordenador Distrital do Ramo Pioneiro é o Mestre Marcos Dau, do 107º GE Tiradentes.

Em 2013, os Pioneiros participaram do INDABA DISTRITAL e foi criada a Comissão Pioneira Distrital, com representação juvenil junto à Diretoria do Distrito. O escolhido para o ano de 2013 foi o Pioneiro Luiz fernando, do 151º GE Águia Branca.

Contato: anaareas@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s