Ramo Escoteiro

O ramo Escoteiro congrega jovens de 11 a 14 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do ramo escoteiro visam aumentar os conhecimentos e aumentar sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira, nome dado à seção, o jovem aprende a conviver em equipe, o sistema de patrulha, o respeito à natureza e muitas outras coisas necessárias nessa faixa de idade.

A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em no máximo 4 patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. Cada tropa é independente para fazer sua própria programação, como por exemplo, seus próprios acampamentos.

Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação.Todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola da patrulha. Cada patrulha tem o seu monitor, que é responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha, ajudado pelo sub-monitor. Esses dois jovens são escolhidos pela chefia após passar por uma “corte de honra”.

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de fazer a “rota”  de transição para se adaptar na futura tropa, o Escoteiro ou a Escoteira passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa.

ATIVIDADES DO RAMO ESCOTEIRO DO 9° DISTRITO

Realizamos, nos anos pares, o Grande Jogo Distrital em outubro, com o objetivo de colocar a “cara na rua”. Nos anos ímpares, realizamos o Ponta de Flecha no primeiro Semestre e a edição local do ELO NACIONAL no segundo Semestre.

O Coordenador do Ramo Escoteiro é a ch Lilian Demberi, do 172° GE Araguaçu.

Contato: lilian.demberi@yahoo.it

2 respostas em “Ramo Escoteiro

Deixe um comentário