O Distrito

Um Distrito em permanente construção…

Desde 2006 os antigos Pólos de Desenvolvimento deram lugar aos Distritos Escoteiros. A idéia não era voltar à antiga estrutura, existente até meados dos anos noventa e sim aproximar ainda mais a UEB das Unidades Locais (Grupos Escoteiros).

O antigo Pólo Rota dos Bandeirantes deu lugar aos 8º, 9º e 10º Distritos, respectivamente Butantã, Lapa e Osasco (Barueri, Jandira, Itapevi, Cotia, Santana de Parnaíba e região).

O 9º  Distrito Escoteiro – Lapa –  é composto atualmente por sete Grupos Escoteiros, sendo eles:

151º – Grupo Escoteiro Águia Branca – Vila dos Remédios

172º – Grupo Escoteiro Araguaçú – Vila Jaguara

208º – Grupo Escoteiro Guiará – Pompéia

241º – Grupo Escoteiro Quarupe  – Alto da Lapa (clube Pelezão)

154º – Grupo Escoteiro Tabapuã – Pompéia

107º – Grupo Escoteiro Tiradentes – Água Branca (Parque Fernando Costa)

5º – Grupo Escoteiro Palmeiras (Sociedade Esportiva Palmeiras)

O 368º GE Orzel Byali pertencia ao 9º Distrito mas em meados de 2011 transferiu sua sede para o bairro do Tatuapé, na Zona Leste.

Instalado oficialmente desde o final de 2006, o Distrito Lapa contou com a responsabilidade provisória do ch Silvério, do GE Tiradentes.  No início de 2007,numa reunião realizada no GE Guiará, foi escolhida a primeira diretoria distrital, composta pelo chs.  Saldanha (GE Guiará), Fernando (GE Tiradentes) e José Roberto – Zero – (GE Águia Branca). Ainda em 2007, em dezembro, uma nova diretoria distrital foi escolhida, em reunião realizada no Parque Fernando Costa (Águia Branca), nas proximidades da sede do GE Tiradentes. Essa diretoria, composta pelos chs. Lecão (Tabapuã), Patrícia (Tiradentes) e Léa (Quarupe)  coordenou o distrito até março de 2009, quando, por ocasião do Indaba Distrital daquele ano uma diretoria foi consensuada, formada por Robson (Quarupe), Erick (Araguaçu) e Alex (Tiradentes).

Em 21 de abril de 2010, no Indaba Distrital realizado no GE Guiará, foi reiterado a continuação do mandato da diretoria formada em 2009, com o mandato concomitante ao da Diretoria Regional eleia (três anos).

Em 2013, por orientação da Diretoria Regional, foi realizada a Assembleia Distrital, onde cada UEL teria direito a um voto para escolher o Diretor Distrital para o próximo triênio, a ser noemado pela UEB-SP. Em reunião aberta pelo então Diretor de Área, ch Adelson Assis, todos os GE´s presentes (Araguaçu, Águia Branca, Guiará, Palmeiras, Quarupe e Tiradentes) indicaram a permanência do Dirigente Robson Alexandre de Moraes na função.

Apesar de sermos um distrito relativamente pequeno, nos orgulhamos pela fraternidade existente em nossos Grupos Escoteiros e pela vontade que temos de praticar escotismo.

Anúncios

8 respostas em “O Distrito

  1. Boa noite.
    Ja faz algum tempo que integrei a tropa Sênior do 107º – Grupo Escoteiro Tiradentes – Água Branca, Patrulha Aruã, tendo como chefe nosso saudoso Júlio. Não tenho contato com mais ningué da minha tropa nem do grupo.
    Gostaria, se possível, que meu contato fosse passado adiante para troca de msg e novas experiências.
    Deixo aqui o meu “SEMPRE ALERTA PARA MELHOR SERVIR”.

    fERNANDO tOLEDO

    • Fernando,
      Boa noite,
      O Grupo escoteiro Tiradentes continua no parque da Aguá Branca perto da entrada do parque pela rua Germaine Burchard e nossas atividades são ao sabados com inicio as 9:30 e fim as 17:00.

      Alguns do chefe que foram da Senior com o Chefe Julio

      Minoru e Marcos Dau.

      Apareça.

      Chefe Tico.

  2. Gostaria que as minhas filhas fizessem parte das equipes de escoterismo.
    O que preciso fazer e onde ir.
    Moro no alto da lapa.
    Obrigado

    • André;
      O Grupo Escoteiro Quarupe faz atividades aos sábados, das 14h30 às 17h, no Clube Escola Pelezão, no Alto da Lapa. Dê uma chegadinha por lá a partir de 2 de fevereiro.

      Sempre Alerta!

  3. Olá!
    Como faço para ter mais informação sobre o grupo?
    Gostaria de fazer parte, existe idade certa para iniciar no grupo?
    Obrigada.

    • Olá Gleiciane, você poderá obter maiores informações visitando nossa sede e participando de nossas palestras informativas, todo primeiro sábado do mês às 15 horas. Aguardamos sua visita! Sempre Alerta!

  4. Bom Dia!

    Meu filho tem 06 anos e gostaria que ele participasse, como faço? Moramos em Cajamar mas a Lapa é mais próxima de nós.

    Obrigada

    Viviane

    • Olá Viviane, tudo bem? A idade mínima para ingresso no ramo lobinho é de 6 anos e meio. Mas venha nos visitar e participar da palestra informativa que é realizada todo primeiro sábado do mês. Assim grande parte das suas dúvidas já poderão ser esclarecidas. Aguardamos sua visita! Sempre Alerta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s